Home > Blog > O poder das cores - parte II

Blog da Essere

27/02/2015 - O poder das cores - parte II

O poder das cores

No post anterior explicamos que é importante experimentar e não racionalizar na hora de combinar as cores. Isso nos ajuda a criar confiança nas escolhas que fazemos, testar é o primeiro passo para aprender mais sobre cores. Agora vamos entender o que isso significa? Que mensagem isso passa?

O mais importante nesse processo é entender que a combinação de cores provoca efeitos visuais. As chamadas harmonias, ou seja, as possíveis combinações entre as cores e seus tons, que transmitem ou ajudam a reforçar sensações e emoções. Um grande aliado nessa hora é o círculo cromático que nos ajuda a entender a teoria das cores. Não é preciso decorar a ordem em que as cores aparecem no círculo, aliás ninguém decora! Essa referência pode ser consultada o tempo todo, eu mesma criei uma cartela com orientações para as minhas clientes guardarem no guarda-roupa, mas se você quiser pode imprimir um círculo diretamente da internet. Assim a gente pode ir procurando variações claras ou escuras, mais neutras ou mais coloridas, até mais viva e vibrante dentro de cada tom da roda para criar várias opções.

Um jeito fácil de começar a coordenar as cores no seu look está nos assessórios. São peças versáteis, tiram a mesmice das roupas e mudam completamente um visual. A Essere tem na sua coleção várias joias com pedras lindas e super coloridas, então vamos entender como combiná-las com outras cores, criar outras harmonias e que mensagens elas passam no look?

Harmonia Monocromática

Tons sobre os mesmos tons (degrade, uma única cor declinada em mais ou menos claro ou escuro). Alonga a silhueta, passa refinamento e elegância ao visual.

Brinco Dégradé: em ouro amarelo 18K com brilhantes e citrino bicolor

Anel Coral: em ouro rosa 14K com brilhantes e coral

 

Harmonia Análoga

São cores vizinhas no círculo cromático. Trata-se de uma harmonia doce e refinada se você propuser cores atenuadas e de mesma clareza. Em cores mais vivas com maior contraste traz a mensagem de dinamismo e criatividade.

Anel Duchess: em ouro amarelo 18K com topázio london e brilhantes

Brinco Solitário Citrino: em ouro branco 14K com citrino e brilhantes

 

Harmonia Complementar

A harmonia complementar é contrastante. Formada por duas cores opostas no círculo, traz uma mensagem dinâmica e comunicativa em cores vivas mas pode ser mais doce no uso de cores mais atenuadas.

Brinco Esperança: em ouro branco 18K com topázio verde e brilhantes

Brinco Ametista: em ouro amarelo 18K com ametista e brilhantes

 

Harmonia Bicolor

Esta harmonia tem como base o preto ou o branco associado a uma cor, fácil né? E causa efeito imediato de sofisticação e elegância. 

Anel Nature: em ouro amarelo 18K com turmalinas verdes

Anel Passione: em ouro amarelo 18K com ródio e jade vermelho com brilhantes

Mas nenhuma harmonia terá um bom efeito se você não entender que a sua pele traz outra informação de cor, favorável a algumas paletas e desfavorável a outras. Já parou para se perguntar porque certa pessoa fica tão bem naquela cor e você não? Por isso para saber a paleta de cores mais apropriada para o seu tom de pele é importante o olhar cuidadoso de um consultor de imagem. Feito através de um estudo com jogos de tecidos colocados próximo ao rosto são descobertas as cores certas pra você, que valorizam seus traços e deixam a aparência mais saudável, a pele mais uniforme e iluminada, ou seja, mais bonita! Mas você também pode aprender a observar o comportamento da sua pele diante de cada tonalidade abrindo o seu guarda-roupa, vestindo e observando o efeito das cores na sua aparência. Ela parece suave e atenuada ou com olheiras e manchas? Teste novas combinações, essa atenção faz a diferença.

Conheça mais sobre o trabalho da Georgia Fernandes em seu site www.georgiafernandes.com.br